BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Conheça o novo Orkut


Rede de relacionamentos mais importante do Brasil fica com jeito de Facebook

Rio – Parece que ascensão do microblogging Twitter e o crescimento do Facebook, influenciaram as mudanças que foram anunciadas para o orkut na manhã desta quinta-feira (27), em São Paulo pelo Google. As páginas de rede de relacionamento mais influente no Brasil passaram por uma reformulação no layout e ficaram mais limpas. Além disso, os usuários ganharam novos recursos para se comunicar com seus amigos.

A primeira grande mudança está na diminuição do número de páginas usadas para interagir com os seus contatos. Agora, funções como comentários, bate-papo, visualização de vídeos e pesquisa nas listas de amigos e comunidades serão concentradas em apenas em uma página. O código usado pelo Orkut foi reescrito para diminuir o consumo da máquina do usuário e dos servidores do Google. Além disso, a rede de relacionamentos não vai funcionar mais no Internet Explorer 6.

Na página inicial do serviço ganhou o recurso ‘contar algo para os seus amigos’, na qual você pode escrever uma frase que fica visível para quem está na sua lista. Um pouco mais abaixo, será possível ver e comentar as atualizações enviadas por seus contatos, sejam fotos vídeos ou textos. A nova função é bem parecida com que já existe no Facebook, provando que a rede de relacionamento do Google está absorvendo algumas funcionalidades da concorrência.


Com a nova interface, as fotos da comunidades e dos contatos ficaram um pouco maiores, facilitando a visualização. A cor dos perfis pode ser trocada e na seção ’sobre mim’ o usuário vai poder colocar um vídeo ou aplicativos Open Social. O função ‘indicar amigos’, que já existia, ganhou mais visibilidade para que os internautas possam sugerir novos seus perfis para os seus amigos.

Para conhecer o novo orkut, os usuários receberam um convite, como era feito logo quando o serviço foi criado. Se quiser saber se alguns de seus contatos já tem acesso às mudanças, basta procurar o ícone ao lado do nome dele.

Lançado debate público para a regulamentação da internet

Lançado debate público para a regulamentação da internet


Andrea Bruxellas

Direto do Rio de Janeiro


Interessados já podem contribuir para a regulação da internet no Brasil. Foi lançado nesta quinta-feira o Marco Regulatório Civil da Internet, num processo que envolve duas etapas de consulta pública. O objetivo é buscar regras que orientem a ação das pessoas e das organizações que usam a internet.




» Internet faz 40 anos em meio a novos desafios

» Siga o Terra no Twitter



O marco vai tratar das responsabilidades do usuário e dos limites que garantirão o direito à privacidade, previsto na Constituição, sem entrar nas áreas dos crimes cibernéticos, direitos autorais ou da regulamentação de telecomunicações.



A proposta, segundo o ministério da Justiça, é reconhecer, proteger e regulamentar direitos fundamentais dos indivíduos e estabelecer claramente a delimitação da responsabilidade civil de quem atua na rede como prestador de serviço. A ideia, que conta com a parceria da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas, é ter o texto pronto para encaminhar o projeto de lei ao Congresso Nacional em março do ano que vem.


"Estamos partindo do pressuposto que a participação popular poderá enriquecer o processo de construção das nossas leis. Por isso decidimos usar mais as novas tecnologias para trazer as pessoas para o debate público. Será um espaço de discussão que privilegiará contribuições significativas. Esperamos que a iniciativa sirva de inspiração para outros processos legislativos", disse o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay, no lançamento da consulta pública.


Os técnicos que trabalharam na elaboração do texto base do marco regulatório esperam que ele venha a ser uma afirmação de direitos e de construção de cidadania, e o debate promete ser bastante dinâmico. Para o ministro da Justiça, Tarso Genro, "o interessante e importante é que instituímos uma metodologia que fará com que a própria internet seja a ferramenta, o meio e o objeto da discussão".


Como vai funcionar

A elaboração do marco regulatório ocorrerá em duas etapas. A primeira será um grande debate em torno das ideias, princípios e valores. Um blog - que poderá ser acessado por meio do site www.culturadigital.br/marcocivil - conterá um texto base sobre os principais temas da regulamentação, sujeitos a críticas e sugestões da população.



Cada parágrafo estará aberto para comentários, e os participantes poderão também votar nas contribuições dos outros, considerando-as positivas ou negativas. O texto será, aos poucos, modificado, em função dessa discussão coletiva. As alterações serão comunicadas.



Ao final dessa etapa será elaborado um anteprojeto de lei que, novamente, passará pelo crivo popular, da mesma maneira, durante outros 45 dias. Todos poderão participar, empresas e indivíduos, desde se inscrevam no portal. As discussões poderão ser acompanhadas pelo Twitter, em www.twitter.com/marcocivil.



O lançamento da consulta pública, realizado nesta quinta-feira na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, teve a presença do ministro da Justiça, Tarso Genro, representantes do Ministério da Cultura, Congresso Nacional, Comitê Gestor da Internet no Brasil e de organizações da sociedade civil.


Curso de Blogs e Flogs


Tamanho: 55 MB
Servidor: MEGAUPLOAD

Curso totalmente interativo sobre criação, edição e muito mais, sobre Blogs e Flogs.


Ideal para iniciantes que desejam ter um blog ou flog.

O curso é totalmente dividido e organizado em menus e o vídeo é narrado por um professor, em aúdio de boa qualidade e conteúdo de forma simples e dinâmica.

Não há necessidade de instalar nada, basta descompactar, clicar no arquivo executável e começar a aprender.





Atenção: Se você atualizou o Adobe Flash Player para a versão 10, o curso não será executado. Infelizmente, o Flash Player 10 está incompatível com alguns arquivos arquivos produzidos nas versões anteriores. Recomendo que preserve a versão 9. A versão atual do Adobe Flash Player vem apresentando problemas de incompatibilidade. Caso já tenha baixado o Curso e tenha caído na besteira de atualizar seu Flash Player 9 para a versão 10, você poderá abrir cada arquivo SWF do curso pelo Internet Explorer. Para isso clique com o botão direito do mouse em cada um e escolha ABRIR COM... escolha abrir com o Internet Explorer. Você também poderá baixar algum programa que execute arquivo SWF como o BitComet FLV Player.

Mas se você está usando a versão 9 ou anterior do Adobe Flash Player, despreze estas dicas, pois o curso será executado sem problemas.